Processo de habilitação “de genere” de João Joaquim Freire de Andrade, filho de Filipe Freire de Andrade e Antónia Francisca de Tovar e Gongra, natural de Montemor-o-Novo, para ser admitido a prima tonsura e ordens menores.

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/012/00533
Title type
Atribuído
Date range
1755 Date is certain to 1756 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (100 f.), papel.
Scope and content
Constam inquirições "de genere" que se fizeram em Montemor-o-Novo, naturalidade do avô paterno, João Freire de Andrade (capitão mor e mestre de campo), na vila de Benavente, naturalidade da avó paterna, Brites Dionísia de Vila Lobos e Vasconcelos, e em Évora, naturalidade dos avós maternos, Diogo de Gongra de Tovar e Maria Cid Missial, e inquirições de "vita et moribus" que se fizeram em Montemor-o-Novo e em Évora, por secretas e comissões de Frei Jerónimo de São José, provisor das justificações "de genere" do Arcebispado de Évora. Contém as certidões de baptismo do habilitando, dos seus pais e dos avós maternos e paternos.
Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
Mç. nº 69, Proc. nº 533
Language of the material
Português e latim.
Physical characteristics and technical requirements
Possui pequenos rendilhados provocados pela acção de insectos.
Related material
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/009/00171 (Processo de justificação de parentesco de Inácio Francisco de Vilas Lobos e Vasconcelos, filho de Filipe Freire de Andrade Vilas Lobos Vasconcelos e de Antónia Francisca da Gôngora e Tovar, natural de Montemor-o-Novo, para ser admitido a ordens menores);

PT/ADEVR/COLTEST/02857 (Testamento de Diogo de Gongra de Tovar);

PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/012/00491 (Processo de habilitação "de genere" de João Freire de Andrade, primo do habilitando)

Creation date
7/18/2012 5:09:50 PM
Last modification
6/3/2016 5:31:17 PM