Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere” de Lopo Silveiro, filho de Manuel Fernandes e Domingas Gomes, natural de Borba, para ser admitido a prima tonsura e ordens menores

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/012/00627
Title type
Atribuído
Date range
1714 Date is certain to 1759 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (116 f.), papel.
Scope and content
Constam: inquirições "de genere" que se fizeram em Borba, naturalidade dos pais do habilitando e dos avós paternos, Manuel Fernandes e Maria de Oliveira, e em Campo Maior, naturalidade dos avós maternos, Manuel de Góis e Catarina Martins; certidões de baptismo do avô materno do habilitando, filho de Pedro Fernandes e de Domingas Gomes, do casamento dos mesmos, e dos outros filhos do casal, João, Pedro e Isabel, do casamento dos avós maternos, bem como do baptismo da mãe do habilitando.

O habilitando ficou impedido de receber ordens menores por fama de cristão novo por parte de Manuel de Góis, por ser irmão de Isabel Martins, de alcunha " a coxa". Apresentou documentos comprovativos e revogatórios do impedimento, entre eles consta a sentença dos autos em que se ordenou o Padre Francisco Mexia Fouto, notário do Santo Ofício da Inquisição, uma petição de Pedro Fernandes de Góis, sangrador, em que requer a certidão em como seu pai, João de Góis, foi depositário dos bens de Lopo Franco quando este foi preso pelo Santo Ofício, e a árvore genealógica da ascêndencia do avô materno. Não consta o deferimento para receber as ordens.

O processo de Lopo Silveiro estava apenso ao processo de Francisco Silveiro do Soveral, para revogar o impedimento de cristão novo por parte de Domingas Gomes, filha de Manuel de Góis e de Catarina Martins. Consta a deliberação da Relação Eclesiástica, com data de 1759, em que julgam Francisco Silveiro do Soveral limpo de nação infesta e legitimo cristão velho.
Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
F: Câmara Eclesiástica de Évora, Secção: A - Habilitações a ordens, Série: 012 - Habilitações "de genere", Mç. nº 79, Proc. nº 627
Language of the material
Português e latim.
Physical characteristics and technical requirements
O processo está em estado razoável.
Related material
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/012/00626 (Processo de habilitação de Francisco Silveiro do Soveral, filho de Lopo Silveiro)
Creation date
08/11/2012 17:16:40
Last modification
01/03/2024 12:19:13