Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere” de Joaquim José Correia, filho de Francisco Correia e de Tomásia Ferreira, natural de Mora, para ser admitido a prima tonsura, a ordens menores e ordens sacras

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/012/00699
Title type
Atribuído
Date range
1762 Date is certain to 1777 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (207 f.), papel e pergaminho.
Scope and content
Os pais eram naturais de Mora.

Neto paterno de Manuel Correia, natural de Mora, e de Isabel Prates, natural do Vimieiro, termo de Arraiolos.

Neto materno de Pedro Ferreira, natural da Chamusca, e de Teresa Rosado, natural de Mora. (Constam as certidões de baptismo do habilitando, dos pais, dos avós paternos e maternos)

O habilitando ficou impedido de auferir ordens menores por fama de cristão novo por parte da avó paterna, por ser irmã de Manuel Martins Palmeiro, e por parte do avô paterno por ser filho de Maria Coelho. O habilitando apresentou documentos revogatórios do impedimento, entre eles, constam a certidão de baptismo e a sentença "de genere" de Francisco Freire Gameiro. Foi julgado apto para as ordens requeridas.

Consta o processo de património que contém, entre outros documentos, a escritura de doação para ordens sacras, que fez a mãe do habilitando, os editais do património afixados na Igreja Matriz de Mora e na Sé de Évora, as diligências de visita e avaliação do mesmo; Breve de extra têmpora, do Núncio Apostólico Inoccenzo Conti, para ordens sacras.
Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
F: Câmara Eclesiástica de Évora, Secção: A - Habilitações a ordens, Série: 012 - Habilitações "de genere", Mç. nº 88, Proc. nº 699
Language of the material
Português e latim.
Physical characteristics and technical requirements
O processo está em estado razoável.
Creation date
26/11/2012 15:23:00
Last modification
01/03/2024 12:19:17