Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere” de José da Guerra, filho de Manuel da Guerra e de Mariana da Encarnação, natural de Vimieiro, para ser admitido a prima tonsura, a ordens menores e ordens sacras

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/012/00736
Title type
Atribuído
Date range
1767 Date is certain to 1812 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (210 f.), papel.
Scope and content
O habilitando quando pediu para se habilitar a ordens menores era tesoureiro da Igreja Matriz do Vimieiro.

O pai do habilitando era natural de Pavia e a mãe natural da vila do Vimieiro.

Neto paterno de Alexandre da Guerra natural do Vimieiro e de Maria da Guerra natural da freguesia de São Gregório, termo de Arraiolos.

Neto materno de Manuel Luís natural de Torre de Vale de Todos, Bispado de Coimbra, e de Maria Dias natural de Vidigão.

O habilitando foi julgado apto para ordens menores no ano de 1777 mas só em 1811, então viúvo, pediu para se fazerem as diligências de "vita et moribus" para ordens menores e para ser admitido a ordens sacras.

Constam: as certidões de baptismo do habilitando, dos pais, dos avós paternos e maternos; carta de Sentença Apostólica de dispensa de irregularidade, a favor do habilitando, por ter exercido o cargo de escrivão do judicial de Estremoz (contém cópia do Breve Apostólico de dispensa de irregularidade); o processo de património contém, entre outros documentos, a escritura de dote para ordens sacras que fez o habilitando a si mesmo, as autorizações que fizeram as irmãs do Convento das Chagas de Vila Viçosa e a Santa Casa da Misericórdia de Estremoz para o mesmo poder constituir património com umas casas que lhes eram foreiras, os editais de património que foram afixados na Igreja de Santo André e na Igreja Matriz de Estremoz e as diligências de visita e avaliação do mesmo.
Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
F: Câmara Eclesiástica de Évora, Secção: A - Habilitações a ordens, Série: 012 - Habilitações "de genere", Mç. nº 91, Proc. nº 736
Language of the material
Português e latim.
Physical characteristics and technical requirements
O processo possui fólios queimados pela acidez da tinta. Falta o f. 1.
Related material
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/009/00133 (Processo de habilitação "de genere" de Joaquim José Mariano da Guerra, para ordens menores e ordens sacras, possui os autos de justificação de fraternidade com seu irmão José da Guerra).



Creation date
26/11/2012 16:37:32
Last modification
01/03/2024 12:19:19