Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere” de Manuel José Rosa Guião e Abreu, filho de Manuel José Guião e de Apolónia Calado Guião, natural da freguesia de Nossa Senhora do Freixo, termo de Redondo, para ser admitido a prima tonsura, a ordens menores e ordens sacras

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/012/00750
Title type
Atribuído
Date range
1769 Date is certain to 1778 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (227 f.); papel.
Scope and content
Os pais eram naturais da freguesia de Nossa Senhora da Caridade, termo da vila de Monsaraz.

Neto paterno do capitão Manuel da Rosa Balça e Abreu natural da freguesia da Caridade, termo de Monsaraz, e de Clara Casado Guião natural da vila de Montoito.

Neto materno de Filipe Guião natural da freguesia de São Tiago do Escoural, termo de Montemor-o-Novo (também consta ser natural da freguesia de São Brissos), e de Maria Rosado natural da freguesia de São Vicente de Valongo, termo da cidade de Évora.

Constam: certidões de baptismo do habilitando, dos pais, da avó paterna e dos maternos; a certidão da nomeação do habilitando para administrador da capela que instituiu Pedro Rodrigues Namorado, com a qual constituiu património; a certidão das claúsulas e obrigações com que foi instituida a capela e descrição das fazendas que pertenciam à mesma; a escritura com que se dotou o habilitando das fazendas da dita capela; sentença civel de posse das fazendas da capela que instituiu Pedro Rodrigues Namorado; as escrituras de doação de património para ordens sacras que fizeram ao habilitando o Dr. João António Inácio Rosa Guião, ouvidor da Comarca de Beja e irmão do habilitando, e o Desembargador Romão José Rosa Guião, tio do mesmo; as diligências de visita, avaliação e justificação do património; o termo de desistência do património que fez o habilitando; o despacho passado, em Évora a 7 de Maio de 1778 em que é deliberado que o habilitando não foi ordenado de ordens sacras.
Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
F: Câmara Eclesiástica de Évora, Secção: A - Habilitações a ordens, Série: 012 - Habilitações "de genere", Mç. nº 92, Proc. nº 750
Language of the material
Português e latim.
Physical characteristics and technical requirements
O processo, de uma maneira geral, está em estado razoável. Os fólios 172 a 227 estão soltos e encontram-se corroídos.
Related material
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/012/00127 (Processo de habilitação “de genere” de João da Rosa Gião, tio paterno do habilitando).
Notes
O apelido Guião também aparece como Gião.
Creation date
26/11/2012 17:06:06
Last modification
01/03/2024 12:19:20