Digital representation
Digital representation thumbnail

Processo de habilitação “de genere” de Cláudio Justino de Abreu, filho de Sebastião de Abreu do Ó e de Mariana Teresa, natural da freguesia de São Mamede da cidade de Évora, para ser admitido a prima tonsura, a ordens menores e ordens sacras

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/012/00822
Title type
Atribuído
Date range
1777 Date is certain to 1787 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (124 f.); papel e pergaminho.
Scope and content
O habilitando quando pediu para ser admitido a ordens menores era Bacharel, formado em Cânones pelo Universidade de Coimbra. Mais tarde esteve como beneficiado curado na Igreja Matriz de Alcácer do Sal.

O pai do habilitando era natural de Tavira e a mãe era natural da freguesia de Santo Antão da cidade de Évora.

Neto paterno de Manuel de Abreu do Ó natural de Tavira e de Maria Josefa natural de Faro.

Neto materno de Filipe Guerreiro natural de Mértola e de Ana Pinheiro natural da freguesia de São Tiago da cidade de Évora.

Consta: as certidões de baptismo do habilitando, dos pais e dos avós maternos; os autos de justificação da fraternidade do pai do habilitando com Francisca das Chagas de Abreu, mãe de João Carlos Ribeiro, habilitado pela Relação Eclesiástica de Évora; o processo de património que contém, entre outros documentos, a escritura de dote para ordens sacras que fizeram os pais do habilitando, o edital do património afixado na Sé da cidade de Évora, e as diligências de visita e avaliação do mesmo; Breve de extra têmpora, do Núncio Apostólico, para ordens sacras; o processo de sub-rogação do património que contém a escritura de doação para património, que fez a si mesmo o habilitando, de umas casas nobres na vila de Alcácer do Sal, para trocar por umas casas sitas na Rua Manuel do Olival, na cidade de Évora, com as quais constituira património para ordens sacras, o edital do património afixado em Alcácer do Sal, e as diligências de visita e avaliação do mesmo.
Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
F: Câmara Eclesiástica de Évora, Secção: A - Habilitações a ordens, Série: 012 - Habilitações "de genere", Mç. nº 102, Proc. nº 822
Language of the material
Português e latim.
Physical characteristics and technical requirements
O processo está em estado razoável.
Related material
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/012/00804 (Processo de habilitação “de genere” de João Carlos Ribeiro, filho de Jerónimo Ribeiro Guimarães e de Francisca das Chagas de Abreu, natural da freguesia de Santo Antão de Évora, para ser admitido a prima tonsura, a ordens menores e ordens sacras).

Creation date
27/11/2012 16:45:25
Last modification
01/03/2024 12:19:24