Digital representation
Digital representation thumbnail

Processo de habilitação “de genere” de Joaquim José de Almeida, filho de José de Almeida e de Iria de Jesus, natural da freguesia de São Mamede da cidade de Évora, para ser admitido a prima tonsura, a ordens menores e ordens sacras

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/012/00826
Title type
Atribuído
Date range
1777 Date is certain to 1782 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (177 f.); papel.
Scope and content
O habilitando foi colegial do Colégio dos meninos do coro da Sé de Évora. O pai do habilitando era sapateiro.

Os pais do habilitando eram naturais da freguesia de São Mamede da cidade de Évora.

Neto paterno de Matias de Almeida natural da freguesia de São Miguel de Palhacana, termo de Alenquer, e de Mariana de Jesus natural da cidade de Évora.

Neto materno de Manuel de Carvalho natural da freguesia da Sé da cidade de Évora, e de Inácia Maria natural da freguesia de São Mamede da mesma cidade.

Constam: as certidões de baptismo do habilitando, dos pais e dos avós maternos; os autos de justificação do parentesco do habilitando com o Padre Inácio de Almeida, seu primo pela parte paterna; o processo de património que contém, entre outros documentos, a escritura de dote para ordens sacras que fizeram os pais do habilitando, a escritura de dote para ordens sacras que fizeram ao habilitando sua tia Teodora Maria e seu primo, o Padre Inácio de Almeida Negrão (sacristão na Igreja de Santa Mónica), os editais do património afixados na Sé e na Igreja de Sâo Mamede de Évora, e as diligências de visita e avaliação do mesmo.
Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
F: Câmara Eclesiástica de Évora, Secção: A - Habilitações a ordens, Série: 012 - Habilitações "de genere", Mç. nº 102, Proc. nº 826
Language of the material
Português e latim.
Physical characteristics and technical requirements
O processo está em estado razoável.
Related material
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/012/00568 (Processo de habilitação “de genere” de Inácio de Almeida, filho de António de Almeida e Teodora Maria, natural de Évora, para ser admitido a prima tonsura, a ordens menores e ordens de epístola).



Creation date
27/11/2012 16:52:49
Last modification
01/03/2024 12:19:24