Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere” de

Francisco Joaquim de Carvalho, filho de Dionísio da Costa de Carvalho e de Jacinta Clara do Sacramento, natural da freguesia de São Paulo da cidade de Lisboa, para ser admitido a prima tonsura e ordens menores

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/012/00941
Title type
Atribuído
Date range
1781 Date is certain to 1783 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (52 f.); papel.
Scope and content
O habilitando era congregado na Congregação do Oratório de São Filipe Neri de Estremoz.

O pai do habilitando era natural da freguesia de São Paulo da cidade de Lisboa, e a mãe era natural da cidade de Angra do Heroísmo, termo de Ilha Terceira, Açores.

Neto paterno de João da Costa de Carvalho, natural de São Tiago de Gavião (Vila Nova de Famalicão), e de Teresa Maria de Carvalho, natural da freguesia de Santa Cruz do Castelo da cidade de Lisboa.

Neto materno de Jorge Henriques de Bettencourt e de Maria Luísa Francisca, naturais da cidade de Angra do Heroísmo, termo de Ilha Terceira, Açores.

Constam: as certidões de baptismo do habilitando e dos avós paternos; os autos de justificação da fraternidade do pai do habilitando com Ana Josefa, casada com João Gonçalves da Silva, mercador de vinhos, Familiar do Santo Ofício da Inquisição, a qual estava habilitada pelo mesmo tribunal.

Apesar do habilitando ser julgado apto para ordens menores não consta que foi examinado e aprovado para receber as mesmas.

No final consta uma petição do capitão João Gervásio de Carvalho para que o escrivão da Câmara Eclesiástica lhe passe certidão da sentença "de genere" de Francisco Joaquim de Carvalho, seu irmão.
Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
F: Câmara Eclesiástica de Évora, Secção: A - Habilitações a ordens, Série: 012 - Habilitações "de genere", Mç. nº 116, Proc. nº 941
Language of the material
Português e latim.
Physical characteristics and technical requirements
O processo está em estado razoável. O f. 49 e o f. 50 estão soltos.
Creation date
30/11/2012 16:04:19
Last modification
01/03/2024 12:19:31