Documentação Avulsa

Description level
Series Series
Reference code
PT/ADEVR/ASS/SHE/H/002
Title type
Atribuído
Date range
1849-04-23 Date is uncertain to 2006-12-31 Date is uncertain
Dimension and support
Cx: 81 aCx: 88(8 cx.); 64 Ui.; papel, papel fotográfico, pelicula fotográfica.
Biography or history
A Sociedade Harmonia Eborense foi fundada no final da primeira metade do século XIX surgiu num período em que uma nova ordem social se afirmava no Portugal de oitocentos. A formação do espaço público e a emancipação da burguesia como grupo social alteraram as práticas sociais e os hábitos de sociabilidade dos europeus. Embora a cidade de Évora não fosse um centro urbano de grande dimensão, gerando-se uma condição de periferia que diminuía os ritmos da mudança, foram surgindo, na segunda metade do século XIX, várias associações ou Clubs que já anunciavam os tempos de autonomização da burguesia.



O tempo e a convivência foram modelando os contornos em que crescia a SHE. As actividades diversificaram-se, e à Música – que teve a primeira secção organizada na Sociedade – juntaram-se novas práticas e hábitos de convívio. O Teatro, os Jogos de cartas, o Bilhar e o Ciclismo fazem parte da história da Sociedade já desde o final do século XIX, tudo isto é testemunhado pelo espólio arquivístico – fotográfico e estritamente documental - que ainda hoje subsiste. Na viragem do século, a SHE era uma colectividade florescente e relevante na vida da cidade de Évora, afirmando-se como o espaço de sociabilidade preferencial de uma elite cultural que provinha da pequena e média burguesias urbana.



A Sociedade foi durante muito tempo um espaço predominantemente masculino, onde se liam jornais e revistas tanto portugueses como estrangeiros – espanhóis e franceses - onde se discutia o curso da vida política do País e das guerras, onde provavelmente se digladiavam facções nos tempos conturbados da Primeira República. Não se pode dizer que a Sociedade tenha assumido posições de conjunto em relação aos regimes políticos que vigoraram ao longo dos primeiros 125 anos de existência, contudo não é difícil admitir que a SHE assumiu passivamente uma posição colaborante com os três regimes políticos existentes durante esse período de existência.



Durante o Estado Novo, sob um controlo eficaz por parte do Estado, as associações e colectividades viam a sua actividade fiscalizada. A dinâmica cultural decresceu e a componente puramente recreativa assumiu importância quase exclusiva, eram agora os bailes, as quermesses, as homenagens, os jogos de bilhar e de cartas a preencher o tempo dos associados e das suas famílias. Era pois, um reflexo natural das práticas políticas e culturais das décadas de 40, 50 e 60.



Os anos posteriores ao Período Revolucionário e à consolidação da Democracia Parlamentar foram difíceis para a SHE. As propostas de associação decaíram e a actividade tornou-se rotineira e exclusivista, resultante, talvez, de um longo período de engajamento com as propostas recreativas de uma administração muito conservadora. Porém, na última década a Sociedade recuperou importância na vida da Cidade e a sua sede voltou a ser um espaço privilegiado de convívio. Reabilitando a localização da sede que ocupa desde 1902 e revitalizando a sua agenda, a SHE deixou de ser um espaço de convivência exclusivamente masculino, assistindo-se a uma crescente confluência de gerações no espaço da Associação.



A Sociedade é hoje diametralmente diferente daquela que foi fundada a 23 de Abril de 1849, continuando no entanto a adaptar-se às novas circunstâncias sociais e culturais.
Geographic name
Évora
Legal status
A documentação encontra-se à guarda do Arquivo Distrital de Évora de acordo com o protocolo realizado entre esta instituição e a Sociedade Harmonia Eborense em Dezembro de 2011
Custodial history
A documentação encontra-se à guarda do Arquivo Distrital de Évora de acordo com o protocolo realizado entre esta instituição e a Sociedade Harmonia Eborense em Dezembro de 2011
Scope and content
Documentação vária (fotografias, livros de recibos,diplomas em branco, jornais regionais e nacionais , entre outra documentação)
Access restrictions
Consulta livre
Conditions governing use
Livre acesso
Physical location
Cx:81 a Cx:88
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Documentação em bom estado de conservação
Other finding aid
Inventário
Creation date
12/11/2012 11:57:55 AM
Last modification
7/4/2016 3:07:23 PM