Digital representation
Digital representation thumbnail

Processo de habilitação “de genere” de António Filipe Pinto, filho de Francisco Gomes Pinto e de Úrsula Maria do Carmo, natural da freguesia Matriz de Montemor-o-Novo, para ser admitido a prima tonsura, a ordens menores e ordens de subdiácono

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/012/01104
Title type
Atribuído
Date range
1788 Date is certain to 1794 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (181 f.); papel.
Scope and content
O habilitando foi ecónomo na Colegiada de São Tiago do Castelo de Montemor-o-Novo. O pai foi escrivão das armas da vila de Montemor-o-Novo e era natural da freguesia Matriz da mesma vila, e a mãe era natural da cidade de Lisboa e foi exposta na roda da Santa Casa da Misericórdia da mesma cidade.

Neto paterno de Tomé Gomes, natural da vila de Serpa, e de Leonor Maria, natural de Montemor-o-Novo.

Neto materno de avós incógnitos.

Constam: as certidões de baptismo do habilitando e dos pais; os autos de justificação da fraternidade do pai do habilitando com António Joaquim Nogueira, pai de João Manuel de Brito Nogueira, habilitado pela Relação Eclesástica de Évora; o processo de património que contém, entre outros documentos, a escritura de doação para património que fizeram os pais do habilitando, a escritura de doação que fizeram ao habilitando Simão Aniceto Laboreiro e sua mulher Genoveva Gerarda de Matos Mourão Garcês Palha, os editais do património afixados em Montemor-o-Novo e as diligências de visita e avaliação do mesmo.

No final consta uma petição de Sebastião Valente do Vale pedindo para se passar certidão dos custos do processo de património de António Filipe Pinto, data de 1800.
Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
F: Câmara Eclesiástica de Évora, Secção: A - Habilitações a ordens, Série: 012 - Habilitações "de genere", Mç. nº 141, Proc. nº 1104
Language of the material
Português e latim.
Physical characteristics and technical requirements
O processo está em estado razoável. O f. 167 e o f. 168 esão soltos.
Related material
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/012/01012 (Processo de habilitação “de genere” de João Manuel de Brito Nogueira, filho de António Joaquim Nogueira e de Josefa Joaquina de Brito).
Creation date
17/12/2012 16:56:42
Last modification
01/03/2024 12:19:40