Processo de habilitação “de genere” de Agostinho António Monteiro, filho de António Ferreira de Azevedo e de Ana Inácia do Sacramento, natural da freguesia da Graça de Benavente, para ser admitido a prima tonsura, a ordens menores e ordens sacras.

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/012/01154
Title type
Atribuído
Date range
1790 Date is certain to 1797 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (260 f.); papel.
Scope and content
Os pais eram naturais de Benavente. O pai era tanoeiro.

Neto paterno de Manuel Ferreira Alegre, natural da freguesia de São Paulo de Salvaterra de Magos, e de Maria de Azevedo, natural de Benavente.

Neto materno de Alexandre Gonçalves e de Inácia Xavier das Candeias, naturais de Benavente

Constam: as certidões de baptismo do habilitando, dos pais, dos avós paternos e dos avós maternos; o processo de património que contém, entre outros documentos: a escritura de doação para património que fez a si mesmo o habilitando; a escritura de novo emprazamento em vida de três pessoas que fez António Lopo da Cunha ao habilitando; a escritura de doação que fizeram o capitão Matias José de Melo e seu filho, o Padre Joaquim José de Macedo e Melo, tio e primo do habilitando; o edital do património afixado em Benavente, e as diligências de visita e avaliação do mesmo. Contém Breve de extra têmpora e interstícios, passado a favor do habilitando, do Núncio Apostólico, para ordens de presbítero.
Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
Mç. nº 148, Proc. nº 1154
Language of the material
Português e latim.
Physical characteristics and technical requirements
O processo está em estado razoável.
Creation date
12/18/2012 4:57:26 PM
Last modification
4/11/2013 4:55:58 PM