Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere” de José Abílio de Oliveira, filho de Joaquim de Oliveira e de Ana Bárbara, natural da freguesia de Santo Antão da cidade de Évora, para ser admitido a prima tonsura, a ordens menores e ordens sacras

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/012/01361
Title type
Atribuído
Date range
1813 Date is certain to 1822 Date is certain
Dimension and support
1 proc., papel.
Extents
131 Folhas
Scope and content
O pai era natural da freguesia de Santo Antão de Évora e a mãe natural da freguesia da Sé da mesma cidade.

Neto paterno de Eusébio de Oliveira, natural da freguesia de Nosso Senhor do Desterro dos Pousos, termo de Leiria, e de Maria Fialho, natural de Vera Cruz, termo de Portel.

Neto materno de Joaquim José de Miranda, natural da freguesia de Nossa Senhora de Aboboriz de Amoreira, termo de Óbidos, e de Luísa Maria, natural da freguesia da Sé da cidade de Évora.

Constam os autos de justificação da fraternidade do pai do habilitando com José de Oliveira, habilitado pela Relação Eclesiástica de Évora; as certidões do baptismo do habilitando, dos pais e dos avós maternos; o processo de património que contém, entre outros documentos, a carta de colação e confirmação de um benefício simples na paróquia e Igreja de Santo Antão da cidade de Évora, com o qual constituiu património para ordens sacras e o edital do património afixado na Igreja de Santo Antão; a Sentença Apostólica de dispensa de interstícios e extratêmpora, passada a favor do habilitando, para ordens de evangelho e de missa.
Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
F: Câmara Eclesiástica de Évora, Secção: A - Habilitações a ordens, Série: 012 - Habilitações "de genere", Mç. nº 173, Proc. nº 1361
Language of the material
Português e latim.
Physical characteristics and technical requirements
Alguns fólios possuem pequenos rendilhados provocados pela acção de insectos.
Related material
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/012/00748 (Processo de habilitação “de genere” de José de Oliveira, filho de Eusébio de Oliveira e de Maria Fialho, natural da freguesia de Santo Antão da cidade de Évora, para ser admitido a prima tonsura e ordens menores)
Creation date
19/12/2012 17:11:46
Last modification
01/03/2024 12:19:54