Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere” de Manuel de Mira Calado, filho de António Calado e Maria de Mira, natural da freguesia de São Sebastião da Giesteira, para ser admitido a prima tonsura, a ordens menores e ordens sacras

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/012/01369
Title type
Atribuído
Date range
1814 Date is certain to 1820 Date is certain
Dimension and support
1 proc., papel.
Extents
194 Folhas
Scope and content
O pai era natural da freguesia da Boa Fé, termo de Évora, e a mãe natural da freguesia de São Tiago do Escoural, termo de Montemor-o-Novo.

Neto paterno de Gregório Dias de Mira, natural da Boa Fé, e de Rosa Maria Calado, natural da freguesia da Igrejinha, termo de Arraiolos.

Neto materno de António Vicente, natural da freguesia de São Brissos, termo de Montemor-o-Novo, e de Ana Maria, natural da vila das Alcáçovas.

Constam as certidões de baptismo do habilitando, dos pais, dos avós paternos e dos maternos; o processo de património que contém, entre outros documentos, escritura de doação de património para ordens sacras que fez ao habilitando Ana Luísa de Brito, tia do mesmo, de uma pensão anual de 17 mil réis, imposta no Pomar dos Castelos, sito em São Sebastião da Gisesteira, o edital do património afixado na Igreja de São Sebastião da Giesteira e as diligências de visita e avaliação do mesmo; a Sentença Apostólica de dispensa de treze meses de idade, passada a favor do habilitando, para ordens de presbítero.
Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
F: Câmara Eclesiástica de Évora, Secção: A - Habilitações a ordens, Série: 012 - Habilitações "de genere", Mç. nº 174, Proc. nº 1369
Language of the material
Português e latim.
Physical characteristics and technical requirements
O f. 1 está solto e fragilizado. Alguns fólios possuem pequenos rendilhados provocados pela acção de insectos.
Creation date
20/12/2012 09:28:21
Last modification
01/03/2024 12:19:55