Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere” de José Cardoso Salema, filho natural de José Salema Cabral e Paiva (ou José Salema Cardoso) e de Florência Joaquina, natural de Borba, para ser admitido a prima tonsura e ordens menores

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/012/01401
Title type
Atribuído
Date range
1817 Date is certain to 1817 Date is certain
Dimension and support
1 proc., papel.
Extents
43 Folhas
Scope and content
O habilitando foi baptizado como filho de pais incógnitos e reconhecido posteriormente.

O pai, foi cavaleiro Fidalgo da Casa Real, e era natural de Leiria e a mãe natural da cidade de Évora.

Neto paterno de André Cardoso Moniz Evangelho, natural de Leiria, e de Inês de Saldanha Noronha e Menezes, natural da vila da Batalha.

Neto materno de Francisco Dias, natural de Jerez de los Caballeros, termo de Badajoz, e de Ana Mendes, natural da cidade de Évora.

Constam os autos de justificação da fraternidade do pai do habilitando com o Cónego Sebastião Cardoso; a certidão do baptismo do habilitando; o termo de reconhecimento que fez o seu pai quando este tinha 16 anos; a certidão do baptismo do pai do habilitando, feita em Leiria no ano de 1769 (refere que o livro em que constava o registo de baptismo do mesmo fora queimado pelos franceses, mas o pai possuia uma certidão de baptismo e juntou-a ao processo); a certidão do novo registo de baptismo do habilitando lançado no de 1817, no qual já consta a filiação completa, os avós paternos e os avós maternos.
Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
F: Câmara Eclesiástica de Évora, Secção: A - Habilitações a ordens, Série: 012 - Habilitações "de genere", Mç. nº 178, Proc. nº 1401
Language of the material
Português e latim.
Physical characteristics and technical requirements
Os fólios possuem manchas de humidade e estão corroídos pela mesma.
Creation date
20/12/2012 10:30:14
Last modification
01/03/2024 12:19:57