Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Livro de receita e despesa da Misericórdia

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/ADEVR/MIS/SCMEVR/H/003/0001
Title type
Atribuído
Date range
1537-07-01 Date is certain to 1586-01-23 Date is certain
Dimension and support
184 f., papel e couro.
Scope and content
Na lombada está identificado por livro da "Receita e despesa da Misericórdia de Évora do ano de 1537".

No termo de abertura consta que o livro era para a despesa da Santa Casa, que começava no dia de Nossa Senhora da Visitação (01-07-1537) e acabaria na mesma altura no ano de 1538. O termo está assinado por Cristóvão Nunes, provedor da mesma casa.

Consta a lista dos mordomos que serviram no ano de 1537 e 1538: Álvaro de Sande; João Mousinho; Afonso Rodrigues; Gaspar Rodrigues; Brás Dias; Simão Martins; Afonso Martins; Afonso Álvares; Manuel Borralho; Jorge Dias [Guisado]; Manuel Rodrigues; Paio Rodrigues.



Constam registos da receita da Misericórdia com as esmolas que recebiam os irmãos da Tumba pelo enterro de defuntos, entre outras, e despesas com o pagamento aos irmãos da Tumba, com o enterramento dos defuntos pobres, com as mortalhas do mesmos, com o pagamento dos ordenados dos mordomos, com a compra de papel e livros, com a compra de bens alimentares para os presos e doentes, com roupa, com obras na casa, entre outras.

Nas receitas e despesas com os defuntos consta o nome dos mesmos, o nome dos cônjuges, a morada e o local do falecimento.



No f. 93 consta o inventário das propriedades, foros e causas do Hospital do Espírito Santo de Évora, do culto divino e em segundo plano as coisas miúdas da casa.

O inventário foi mandado fazer por Lopo Vaz de Castelo Branco, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Évora, em virtude da provisão régia para o Hospital do Espírito Santo de Évora ser anexado e administrado pela Santa Casa.

Consta a informação que no ano de 1567 o Rei anexou o Hospital do Espírito Santo de Évora à Confraria da Santa Casa da Misericórdia e tomaram posse do mesmo e da sua administração o provedor e irmãos, com procissão solene da irmandade e sermão:

Provedor: Lopo Vaz de Castelo Branco

Escrivão: Pero Vaz de Lucena

Irmãos: Diogo Carneiro; Manuel de Oliveira; Duarte de Moura; António de Oliveira; Brás Rodrigues Pinto; Diogo Rodrigues, sapateiro; João Francisco, carpinteiro; Pero Gomes (ou Pedro Gomes), carpinteiro; Francisco Chainho; Duarte Afonso; Jorge Coelho.

No f. 93vº consta o índice do conteúdo do inventário do Hospital.

No f. 94 constam cópias do auto de posse do Hospital, das provisões e alvarás do Rei para o hospital e a administração do mesmo ficar a cargo da Misericórdia (6 de abril de 1567);

No f. 100 começa a descrição do inventário: Título das propriedades do hospital; Título do termo do Redondo, de Portel e Pavia; foros do pão; Título dos ferragiais; terras foreiras; hortas; vinhas; casas foreiras; foros do Mosteiro de Santa Maria da Graça; Título das casas ao longo do cano da água da prata; dos foros que se não pagavam; dos previlégios;

No f. 120 consta o inventário das coisas da casa do Espírito Santo: Título da prata; Título das vestimentas; frontais do altar-mor; frontais do altar de Nossa Senhora e Santa Ana; livros; vestidos de Nossa Senhora; coisas da cozinha; móveis e peças da casa;

No f. 138 consta o inventário das coisas da sacrístia entregues em de junho de 1579, ao Padre Rodrigo Álvares: prata da Igreja; cruzes; vestimentas; frontais do altar-mor; frontais do altar de Santa Ana e Altar da Piedade; peças que vieram das casas de Santa Marta entregues por Roque de Almada;

No f. 145 consta um inventário das coisas da sacrístia da Igreja do Hospital que foram entregues, a 23 de janeiro de 1586, pelo Provedor da Misericórdia D. Fernão Martins de Mascarenhas ao Padre António Fernandes, capelão do Hospital, entre elas constam: prata da Igreja; corporais; missais; estantes; galhetas; cruzes; vestimentas; alvas; admistos; cordões das alvas; frontais do altar-mor; frontais dos altares do cruzeiro; castiçais; lâmpadas; toalhas de altar; roupa da Igreja; caixões da Igreja no tesouro; fato de Nossa Senhora.
Access restrictions
Documentação depositada no Arquivo Distrital de Évora com reserva de posse e de consulta pela Santa Casa da Misericórdia de Évora.
Physical location
F: Santa Casa da Misericórdia de Évora, SC: H- Igreja, SR: 003- Livros de defuntos, cx. 331, liv. 1548

Original numbering
1548
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Contém fólios fragilizados pela acidez da tinta (ferrogálica).
Creation date
23/03/2018 20:33:26
Last modification
04/06/2024 14:01:39