Available services

Carta da abadessa e mais religiosas do Convento das Chagas de Vila Viçosa dirigida a Frei João de Santo Ambrósio sobre a documentação existente no cartório daquela comunidade relativa à fundação do Convento de Nossa Senhora das Servas de Borba

Description level
Item Item
Reference code
PT/ADEVR/CSERBRB/0005/000002
Title type
Atribuído
Date range
1747 Date is uncertain to 1747 Date is uncertain
Dimension and support
1 doc., papel.
Extents
2 Folhas
Scope and content
Carta da abadessa e mais religiosas do Convento das Chagas de Vila Viçosa, dirigida a Frei João de Santo Ambrósio, sobre a documentação existente no cartório daquela comunidade relativa à fundação do Convento de Nossa Senhora das Servas de Borba.

O Padre Mestre Pero Cardeira, com licença do Duque de Bragança, instituíu com as suas fazendas um convento na Ermida de Nossa Senhora das Servas de Borba (também denominada Ermida de Nossa Senhora das Ervas). Após a construção do convento concedeu-lhe parte e nomeou D. Teodósio, 7º Duque de Bragança, padroeiro do dito convento, ficando o mesmo sobre a proteção da Casa de Bragança.

As primeiras religiosas do Convento das Servas de Borba eram religiosas do Convento das Chagas de Vila Viçosa, que segundo a descrição seriam familiares da Casa de Bragança.

Constam o nome das religiosas e a respetiva filiação.
Physical location
Convento de Nossa Senhora das Servas de Borba, cx. 1, mç. 5, doc. 2
Language of the material
Português
Creation date
11/12/2019 4:50:13 PM
Last modification
11/15/2019 9:06:28 AM
Record not reviewed.