Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere” de João Nunes, filho de Simão Luís e de Estácia Nunes, natural de Benavente, para ser admitido a prima tonsura, a ordens menores e ordens sacras

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/002/01383
Title type
original
Date range
1715 Date is certain to 1730 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (223 fls.), em papel.
Scope and content
Quando se habilitou a ordens menores vivia na casa do Chantre da Sé de Évora. Quando se habilitou a ordens de epístola era tesoureiro proprietário da Igreja Matriz da vila de Mourão e com o rendimento da dita tesouraria perfez o seu património.

Constam inquirições “de genere” que se fizeram na cidade e Arcebispado de Lisboa, na vila de Coruche, e inquirições de “vita et moribus” que se fizeram na vila de Coruche, na vila de Benavente e na cidade de Évora, a favor do habilitando, por requisitórias e comissões do Dr. Manuel Álvares Cidade, provisor das justificações “de genere” do Arcebispado de Évora; o processo de património que contém, entre outros documentos, a provisão para se ordenar de ordens sacras em virtude do cargo de tesoureiro da Igreja matriz de Mourão, a Carta de Colação da tesouraria da dita igreja, as diligências de visita e avaliação do património e o edital do mesmo afixado na Igreja matriz de Mourão.

Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
Proc. nº 1383, Mç. nº 85
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Encontra-se em estado razoável.
Creation date
18/02/2011 00:00:00
Last modification
02/11/2023 16:42:45