Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere” de António Marques de Leão Ribeiro, filho de António Marques de Leão e de Isabel da Conceição, natural de Benavente, para ser admitido a prima tonsura, a ordens menores e ordens de epístola

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/002/02467
Title type
original
Date range
1744 Date is certain to 1751 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (221 fls.), em papel.
Scope and content
Constam inquirições "de genere" que se fizeram nas freguesia de Molelos e de Santa Maria do Guardão, ambas do Bispado de Viseu, na freguesia de Nossa Senhora dos Remédios (em Torre da Magueixa), Bispado de Leiria, e na vila de Benavente, e inquirições de "vita et moribus" que se fizeram na cidade de Lisboa, na cidade de Coimbra, na cidade de Viseu e na vila de Benavente, por requisitórias e comissões de Frei Jerónimo de São José, provisor das justificações “de genere” do Arcebispado de Évora; o processo de património que contém, entre outros documentos, a escritura de dote para ordens sacras que fez o habilitando a si mesmo dos bens de uma capela na vila de Benavente, as diligências de visita e avaliação do património e o edital do mesmo afixado na Matriz da mesma vila.

O habilitando habilitou-se a ordens de evangelho. Constam as inquirições de "vita et moribus" para as ditas ordens mas não consta deliberação em como foi examinado e aprovado.
Access restrictions
Documentação de consulta livre.
Physical location
Proc. nº 2467, Mç. nº 180
Language of the material
Português e latim.
Physical characteristics and technical requirements
Os fólios possuem rendilhados provocados pela acção de insectos. Alguns fólios possuem trespasses de tinta que dificultam a leitura dos documentos.
Creation date
21/06/2011 00:00:00
Last modification
02/11/2023 16:43:42