Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processo de habilitação “de genere” de João Bernardo da Fonseca, filho de Manuel Bernardo Fernandes e de Jacinta de Jesus, natural da freguesia de Santo André de Estremoz, para ser admitido a prima tonsura, a ordens menores e ordens sacras

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/012/01485
Title type
Atribuído
Date range
1823 Date is certain to 1829 Date is certain
Dimension and support
1 proc., papel.
Extents
231 Folhas
Scope and content
O pai era negociante de loja de capela.

O pai era natural da freguesia de São Tiago da vila de Marialva (Mêda), Bispado de Lamego, e a mãe natural da freguesia de São Bento do Ameixial, termo de Estremoz.

Neto paterno de Manuel Fernandes e de Joana Fernandes, naturais do lugar de [Casas do Rio ou Casos do Rio], Bispado da Guarda.

Neto materno de Manuel da Fonseca, natural da freguesia de Santo Estevão, termo da vila do Sabúgal, e de Mariana de Jesus, natural da freguesia de São Bento do Ameixial, termo de Estremoz.

Constam as certidões de baptismo do habilitando, da mãe, do avô paterno e da avó materna; o processo de património que contém, entre outros documentos, a escritura de doação para ordens sacras que fizeram os pais do habilitando, de uma morada de casas sitas no Terreiro do Prior em Estremoz, o edital do património afixado em Estremoz e as diligências de visita e avaliação do mesmo; a Sentença Apostólica de dispensa de treze meses de idade, passada a favor do habilitndo, para ordens de presbítero.
Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
F: Câmara Eclesiástica de Évora, Secção: A - Habilitações a ordens, Série: 012 - Habilitações "de genere", Mç. nº 187, Proc. nº 1485
Language of the material
Português e latim.
Physical characteristics and technical requirements
O processo está em estado razoável.
Creation date
20/12/2012 14:51:53
Last modification
01/03/2024 12:20:01