Mosteiro de Santa Clara de Beja

Description level
Series Series
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/K-D/003
Title type
Atribuído
Parallel title
Conventos de Beja
Date range
1720-04-24 Date is uncertain to 1759-11-08 Date is uncertain
Dimension and support
24 dc.
Biography or history
Segundo o guia de Bernardo de Vasconcelos Sousa, o “Convento fundado fora das muralhas de Beja, em 1340, por iniciativa de D. Afonso IV e à custa dos moradores do concelho que se declaram padroeiros do cenóbio, destacando-se, entre eles, Mestre Giraldo, cirurgião, com sua mulher Margarida Peres, Lourenço de Serpa e Teresa Martins. A ele se acolheram fidalgas e mulheres ricas da cidade, sendo as primeiras freiras provenientes do mosteiro de Lisboa.”.
Scope and content
Encontram-se breves apostólicos para entrarem no convento a título de educandas, breves para terem criadas seculares na clausura.



Nos processos constam, certidões de batismo, dotes com que entram no convento, justificações pela qual respondem porque querem entrar e autos de perguntas.



Processo da Madre Maria da Conceição para ser transferida para o de Nossa Senhora da Conceição de Beja.



Decreto Apostólico a favor de Soror Antónia Leonor de São José, para poder dar em vida e deixar por sua morte o uso de uma cela e mais lugares pertencentes a ela à Madre Soror Rosa Maria da Visitação.



Petição das religiosas para fazerem a festa que se costuma realizar pela Degolação de São João Batista.



Decreto apostólico a favor da Madre Soror Eufrásia Maria, a confirmar uma acta ou determinação que o seu Reverendo Padre Provincial, fez em 15 de Março de 1754, em que a nomeou administradora dos bens e cobrar as rendas das Fazendas da Madre Soror Isabel Maria da Conceição, por esta estar impossibilitada.



Um Indulto Apostólico a favor da Madre Soror Isabel Catarina de Jordão, religiosa de véu preto, para usar um corredor que ficou místico de suas casas.

Documental typology
Papel e pergaminho
Arrangement
Cronológico
Access restrictions
Documentação de consulta livre
Language of the material
Português e Latim
Other finding aid
Título: "Câmara Eclesiástica de Évora: Catálogo/Inventário"

Autor: Araújo, Paulina Margarida Rodrigues - 2013

Na Colecção: BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado - Universidade de Évora



ARQUIVO DISTRITAL DE ÉVORA - [base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]: ÉVORA, 2014. Disponível no sítio web e no Portal Português de Arquivos. Em actualização permanente.

Creation date
12/06/2013 16:11:25
Last modification
10/11/2014 10:03:48
Record not reviewed.