Guias de expostos

Description level
Series Series
Reference code
PT/ADEVR/AC/GCEVR/K-A-A/001
Title type
Atribuído
Date range
1844 Date is uncertain to 1873 Date is uncertain
Dimension and support
30 mç., papel.
Scope and content
A administração da criação dos expostos no séc. XIX ficou a cargo das câmaras. As câmaras tinham de declarar aos governadores civis o número de crianças expostas que tinham ao seu cuidado, o nome das amas que ficavam com a criação das mesmas e a declararem os vencimentos que pagavam às amas. A informação chegava aos governadores civis através de um formulário denominado "Guias de expostos".

Em cada guia constam o nº atribuído à criança, o nome da mesma, o nome da ama a quem foi entregue, a morada da ama, a data em que a criança entrou na roda, o registo dos sinais, a descrição da roupa e declarações que traziam consigo, no caso de as haver, a data do batismo e a paróquia em que foram batizadas, o valor do pagamento que era feito à ama desde o mês em que lhe era entregue a criança até ao término do pagamento (que podia ser por falecimento do exposto ou por este ter completado os 7 anos, idade em que cessava a responsabilidade das câmaras).
Access restrictions
Acessível
Previous location
F: Governo Civil de Évora, SC: K - Assistência e saúde Pública, SSC: A - Expostos, SR: 01 - Guias de expostos, Cx. 1 à Cx. 164
Language of the material
Português
Creation date
17/05/2022 16:32:44
Last modification
20/02/2024 12:19:38
Record not reviewed.